O QUE É HIDROPONIA?

Hidroponia é uma técnica agrícola, atraves da qual se cultivam plantas sem a necessidade do solo como fonte dos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

A palavra hidroponia, de origem grega, é formada pela composição das palavras do grego antigo, HYDOR, que significa água, e PONOS, que significa trabalho, no sentido de obra executada (o livro de um escritor - o quadro de um pintor).

Na prática da hidroponia, as plantas podem ser cultivadas com as raizes suspensas no seio da água - Cultura em Água, suspensas no ar umido - Aeroponia, ou ancoradas num Substrato ou Meio de Cultura, isento de Matérias Organicas Biodecomponíveis - Hidroponia em Substratos.

Então, na prática da Hidroponia podemos utilizar o solo?

Sim, desde que êste esteja isento de matérias passíveis de biodecomposição, e de sais minerais, organo-minerais ou organicos, passíveis de dissolução e ionização em água.

Pratica-se Hidroponia normalmente nas areias dos desertos.

A História da Hidroponia, remonta às civilizações antigas, desde a Egípcia e Chinesa, passa pela civilização Azteca na América Central, e chega aos nossos dias, quando se conclui que sua aplicação é a única forma de produzirmos alimentos frescos para os futuros astronautas, em viagens espaciais, e na sua estadia em estações no espaço.

A Hidroponia desenvolveu-se juntamente com a Química, na busca do Homem pelo conhecimento de "como e porque as plantas crescem".

Esse conhecimento, começou na verificação e comprovação da necessidade da água para a sobrevivência das plantas, até à necessidade dos sais minerais dissolvidos na mesma, para o seu desenvolvimento.

E na procura desse conhecimento, participaram filósofos e cientistas, como Aristóteles, Teofrasto, Dioscórides, Leonardo da Vinci, Andrea Cesalpino, Luca Ghini, John Woodward, e muitos outros mais atuais, cujos nomes ficaram gravados para sempre na História da Hidroponia.

Porém, esta técnica sòmente foi chamada de Hidroponia, em 1935, pelo professor e pesquisador de Nutrição de Plantas, da Universidade da Califórnia, Dr. William Frederick Gericke, por muitos chamado de O Pai da Hidroponia.

Gericke, como tantos outros pesquisadores de nutrição de plantas, usavam esta técnica a nível laboratorial, e foi êste o primeiro cientista que desenvolveu sua aplicação a nível comercial.

Hoje a hidroponia está difundida pelo mundo, sendo utilizada para cultivar os mais diversos vegetais e alguns não vegetais (como algas e fungos), sejam eles de que estatura forem.

Muitos paises já definiram os padrões de qualidade dos produtos vegetais, baseados naqueles que se obtém através da Hidroponia, na sua maioria impossíveis de se obterem pela prática da agricultura convencional.

Outros, atualmente, produzem várias plantas exclusivamente através da Hidroponia, como é o caso das orquídeas da Nova Zelândia, um dos maiores exportadores mundiais dessas plantas.

HOME