O AUTOR

RAUL VERGUEIRO MARTINS, é o autor deste site, e tem em seu currículo mais de quarenta anos de trabalho e pesquisa em Hidroponia.

Nasceu em 11 de Setembro de 1939, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo -Brasil.

Completou sua Instrução Primária, no Brasil, completou Instrução Secundária na cidade do Pôrto, em Portugal, e regressou ao Brasil onde completou sua Instrução Técnica e Instrução Universitária.

É Engenheiro Mecânico e Engenheiro Metalúrgico, além de Técnico Químico especializado em Química Inorgânica.

Recebeu doutorado em Engenharia Metalúrgica, tendo defendido tese sobre Teoria de Sinterização de Pós Metálicos não Ligados.

É projetista de Máquinas Universais e Automáticas, além de Instrumentos de Medição por comparação, sem contacto, usando ar comprimido em alta e baixa pressão, máquinas de fundição centrífuga, máquinas brochadeiras, fornos industriais estáticos e contínuos, com e sem atmosfera protetora, geradores de atmosfera. equipamentos para laboratório, e vários outros equipamentos.

Pesquisador de eletrodeposição, desenvolveu métodos para eletrodeposição de ligas metálicas não ferrosas sôbre mancais de deslizamento para motores de combustão interna.

É pesquisador de processos para obtenção de pós metálicos por oxi-redução, por eletrodeposição, por atomização de metais fundidos e por precipitação química.

Especializado em sinterização de pós metálicos simples e ligas metálicas ferrosas e não ferrosas.

Consequência de suas atividades dentro do campo da metalurgia do pó, especializou-se no projeto e contrução de geradores de atmosferas protetoras para fornos industriais e outras aplicações.

Desenvolveu ainda processo de obtenção em alta velocidade de óxidos metálicos sinteticos, por oxidação de metais em pó com Ozonio.

Dada a dificuldade de obtenção dos equipamentos necessários a esse processo, pesquisou e desenvolveu equipamentos para geração de Ozonio pelos sistemas de tubos concêntricos, de filamento, de placas paralelas e eletrolíticos.

Pesquisou e desenvolveu equipamentos para concentração do Oxigenio do ar por absorção do Nitrogenio a alta pressão por zeolitas, os conhecidos hoje como Concentradores de Oxigenio.

Apaixonado pela agricultura, tornou-se pesquisador e projetista de sistemas de biodigestão agrícola para diversas aplicações, como obtenção de fontes de energia alternativa e fontes de fertilizantes organicos..

Paralelamente, em 1966 iniciou pesquisas sôbre Hidroponia Inorgânica, e posteriormente, em função de seus conhecimentos sôbre biodigestão agrícola desenvolveu inúmeras pesquisas sôbre Hidroponia Organica tendo desenvolvido o sistema de Geo-Hidroponia ou Geoponia.

Aplicou também seus conhecimentos de biodigestão agricola, nos sistemas de Aquaponia, desvinculando a criação de peixes do sistema hidroponico conjugado.

Escreveu vários livros sôbre Hidroponia, dentre os quais pode citar o Manual de Hidroponia, Hidroponia em Substratos e Hidroponia Organica, disponíveis no formato impresso e no formato de livros eletronicos (e-books).

Tornou-se nestes ultimos anos consultor sôbre hidroponia e biodigestão agrícola, especializando-se no projeto e construção de sistemas hidroponicos e biodigestores agrícolas, tanto no Brasil como no exterior.

É membro da Associação Internacional de Consultores de Hidroponia, ao lado da fundadora D. Gloria Samperio Ruiz, do Dr. Carlos Arano, do Dr. Pedro Furlani, do Dr. Howard Resh e outros nomes proeminentes da Hidroponia à volta do mundo.

É também membro da Associação Brasileira de Hidroponia.

Ainda é palestrante em temas sôbre hidroponia, e educador, promovendo cursos sôbre hidroponia.

botão